18
fev

Dia Internacional da Síndrome de Asperger


Hoje celebramos o Dia Internacional da Síndrome de Asperger. Assim como o autismo, ela foi incorporada a um novo termo médico e englobador, chamado de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Com essa nova definição, a síndrome passa a ser considerada, portanto, uma forma mais branda de autismo.

A data foi criada para conscientizar sobre a importância de um diagnóstico preciso para entender o comportamento desconhecido para muitos pais e adultos. Como a intensidade dos sintomas varia entre as crianças, é comum ver casos mais difíceis de identificar, levando muita gente a ser diagnosticada apenas na vida adulta, quando demonstram sinais de depressão ou sintomas intensos e recorrentes de ansiedade. 

Entre os principais sinais da Síndrome de Asperger estão: dificuldades para se relacionar e  se comunicar com outras pessoas, não compreender regras simples de interação social, necessidade de criar rotinas fixas, interesses muito específicos e intensos, pouca paciência, descoordenação motora, descontrole emocional e hipersensibilidade a estímulos.

Para um diagnóstico preciso, procure um pediatra ou psiquiatra infantil da sua confiança.