18
mar

Para que serve a marcha suspensa?



A Marcha Suspensa é utilizada há cerca de 20 anos na reabilitação de pacientes com doenças neurológicas para a promoção do desenvolvimento cardiovascular, osteomuscular e psicológico. 

Para a utilização da Marcha Suspensa, o paciente deve colocar um colete especial, por onde é elevado, de forma que seu peso corporal sofra uma diminuição entre 15 a 70%, número que deve ser definido pelo médico responsável.

Estando elevado, o paciente movimenta-se por meio de passadas contínuas, que estimula a área do cérebro que atua no aperfeiçoamento da movimentação e melhora a biomecânica dos membros inferiores, como pés e joelhos.

A técnica é eficaz no tratamento de casos de Acidente Vascular Encefálico, Traumatismo Crânio Encefálico, Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Mielomeningocele, Lesão Medular Espinhal e também em quadros de doenças ortopédicas.

A Marcha Suspensa proporciona também benefícios para a capacidade aeróbica do indivíduo, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares e contribuindo para uma melhora na autoestima do paciente.