05
out
05
out
A hipersalivação, também conhecida como sialorreia, é um sinal comum que atua como um indicativo da possível presença de diversas condições neurológicas, como a paralisia cerebral, AVC, doenças do neurônio motor, mal de Parkinson e algumas outras.
Isso ocorre devido a uma fraqueza na musculatura bulbar, podendo acometer também o músculo facial. Como resultado, o indivíduo não consegue realizar ações simples, como fechar os lábios, engolir a saliva e controlar a mesma, o que pode dar início a lesões cutâneas na região bucal.
Existem diversos tratamentos contra esse distúrbio, e dependendo do quadro, podem ser indicadas até mesmo mais de uma terapia, onde a escolha fica a critério do especialista após realizar uma análise completa da necessidade do paciente e qual o seu grau de comprometimento neurológico.
Geralmente, os procedimentos adotados são os conservadores, que incluem suporte fonoaudiólogo, reabilitação oral, aspiradores portáteis e outros. Além disso, anticolinérgicos podem ser receitados para reduzir os efeitos da saliva em excesso.
Para saber mais sobre o assunto, busque auxílio de um especialista.