
18
mar
18
mar
De acordo com uma pesquisa feita por médicos finlandeses, a música ajuda na recuperação de pessoas com acidente vascular cerebral (AVC), atuando como uma abordagem complementar aos tratamentos convencionais. A equipe trabalhou com mais de 60 pacientes da Universidade de Helsinque, que tiveram a doença e estavam ainda em tratamento de reabilitação habitual.
Divididos em grupos, uns ouviram música diariamente, enquanto outros apenas histórias gravadas (áudio-livros) ou apenas faziam o tratamento convencional de reabilitação. Alguns desses pacientes apresentavam limitações motoras, e por isso, ficavam durante muito tempo no quarto ou até mesmo sozinhos. O conceito das músicas e histórias foi pensado justamente para agilizar o processo de recuperação por meio de estímulos contínuos.
Depois de três meses de tratamento, o grupo de indivíduos que ouviam música apresentaram melhoras de aproximadamente 60% da memória verbal e quase 20% de aumento da atenção e capacidade de resolver pequenas situações. Pessoas que ouviram histórias também progrediram, mas apenas 18%. Além disso, a música agiu positivamente para aqueles que sofriam de depressão, melhorando o seu estado psíquico.
O tratamento para o AVC é feito por meio de uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, especialistas em RPG e médico fisiatra – especialidades da Clínica Cauchioli.
Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando nossas redes sociais.