20
mar
20
mar
Muitas vezes confundido com timidez, o mutismo seletivo é na realidade um transtorno de ansiedade infantil complexo, caracterizado pela dificuldade da criança em se comunicar verbalmente em certas situações sociais. Isso não se dá por ação intencional, e é favorecido pelo contexto social.
Esse quadro evidencia fobia social ou ansiedade, particularidades que afetam 7 de cada mil pessoas. A comunicação com quem faz parte do convívio do pequeno acontece de maneira normal, pois a disfunção se manifesta apenas com indivíduos desconhecidos. Não existe uma faixa etária definida para o mutismo seletivo, mas estima-se que o seu surgimento ocorra por volta dos 3 anos.
Geralmente, essa dificuldade tem como causa ocorrências traumáticas vividas pelo pequeno, sendo elas de ordem psicológica – como brigas constantes no ambiente familiar – ou então violência física, que constroem fortes marcas na experiência das crianças .
O tratamento do mutismo seletivo deve ter como foco a vida do indivíduo, conhecendo o seu cotidiano para que as intervenções sejam eficazes, como estratégias comportamentais e terapias individuais.
Caso deseje saber mais, converse com um profissional ou entre em contato com a Clínica Cauchioli.