23
mar
23
mar
A Doença de Alzheimer é uma condição neurodegenerativa progressiva e fatal que ocorre devido a deterioração da parte cognitiva e da memória, comprometendo a realização das atividades rotineiras e apresentando uma série de sintomas neuropsiquiátricos e alterações comportamentais.
Sua incidência se dá por dificuldades no processamento de determinadas proteínas do sistema nervoso central. Isso faz com que fragmentos mal divididos e tóxicos dessa substância surjam dentro dos neurônios e em espaços existentes entre eles, dando início à perda contínua de células no hipocampo – responsável pela memória – córtex cerebral e outras.
O mal de Alzheimer pode ser classificado em 5 A’s, sendo eles os seguintes:
Declínio da linguagem e redução da fluência verbal, o que faz com que o paciente converse menos e apresente dificuldade em nomear e encontrar palavras.
Dificuldade em executar um movimento aprendido.
Perda da capacidade de reconhecer objetos.
Perda da linguagem.
Perda total ou parcial da memória.
Por fim, a causa dessa doença ainda é desconhecida, e o seu tratamento é feito por meio de uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, especialistas em RPG e médico fisiatra – especialidades da Clínica Cauchioli. . Pode ainda ser recomendado o uso de medicamentos para estabelecer o comprometimento cognitivo e minimizar os efeitos do Alzheimer.
Caso deseje saber mais, converse com um profissional ou entre em contato com a Clínica Cauchioli.