06
abr

Saiba as diferenças entre: entorses, luxações e fraturas


Nosso sistema esquelético pode ser atingido por diversos tipos de lesões, e entre as mais comuns, temos a quebra dos ossos, deslocamentos e rompimento de ligamentos das articulações. Mas quais são as diferenças e particularidades de cada uma delas e como afetam o nosso corpo?

Pensando nisso, a Clínica Cauchioli listou essas três alterações para que essa dúvida – comum nos consultórios – seja sanada. Acompanhe a leitura!

Fraturas

As fraturas são as contusões mais comuns dos ossos. Elas são caracterizadas pela interrupção abrupta da continuidade do osso devido a aplicação de força excessiva sobre a estrutura. Elas podem ser expostas ou fechadas, e as que sofrem desvio são a de maior gravidade.

Entorses

São lesões que atingem os ligamentos e partes do tecido fibroso que unem os ossos em uma articulação. Quando a estrutura estica muito além da sua capacidade, ocorre um estiramento, que muitas vezes resulta na ruptura ligamentar.

Luxação

A luxação nada mais é do que o deslocamento de um osso. Quando isso acontece, podem afetar vasos sanguíneos e nervos, além de outras estruturas. Em geral, causam dores, deformidades e redução dos movimentos, ocorrendo por traumatismos violentos.

Independente dos casos, é fundamental que a pessoa mantenha-se calma e procure auxílio médico o mais rápido, e se possível, manter o local imobilizado a fim de evitar danos maiores.

Caso deseje saber mais, converse com um profissional ou entre em contato com a Clínica Cauchioli.