02
dez
02
dez
Atrofia cerebral é uma condição caracterizada pela diminuição do cérebro que afeta uma parte ou a totalidade do órgão. A redução de seu volume ocorre devido à morte parcial de suas células – os neurônios –, acometendo assim suas capacidades para executar atividades do dia a dia, de memória e aprendizagem.
A atrofia cerebral pode ser proveniente de lesão do cérebro, causada por acidente vascular cerebral (AVC) ou de doenças neurológicas, como a paralisia cerebral, Alzheimer ou a doença de Huntington. Outra origem da situação pode estar relacionada a infecções do cérebro, que são capazes de conduzir à morte de células cerebrais e, consequentemente, à atrofia cerebral.
Os sintomas da atrofia cerebral dependem da área do cérebro acometida, mas podem incluir:
A fim de prevenir a atrofia cerebral e estimular o cérebro, é essencial manter um estilo de vida ativo, praticando atividades intelectuais como ler, estudar e fazer palavras cruzadas, assim como atividades físicas aeróbicas, como correr, caminhar e nadar. O neurologista é o especialista indicado para diagnóstico e orientação de tratamento adequado.