03
dez
03
dez
O nome é estranho e o problema é pouco conhecido: a síndrome de Crouzon também é chamada de disostose crânio-facial, é rara e causa um fechamento prematuro das suturas do crânio.
O diagnóstico da Síndrome de Crouzon é feito pelo exame de citologia genética, ainda no período da gravidez ou logo nos primeiros meses de vida. Infelizmente, é comum a detecção apenas a partir dos 2 anos de idade da criança, quando as deformidades ficam mais visíveis.
Os sintomas mais comuns da Síndrome de Crouzon são deformidades no crânio, alterações faciais, movimentos rápidos e repetitivos dos olhos, QI abaixo do normal, surdez, dificuldade de aprendizagem, má formação cardíaca, transtorno do déficit de atenção, alterações do comportamento e manchas aveludadas de cor entre marrom e preta nas regiões da virilha, pescoço ou embaixo dos braços.
As causas da Síndrome de Crouzon são genéticas e não há um tratamento específico, apenas cirurgias, fisioterapia e terapia ocupacional, amenizando os sintomas e ajudando no desenvolvimento da criança.
A Clínica Cauchioli conta com profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional capacitados para o tratamento. Entre em contato conosco para saber mais!