![](https://www.clinicacauchioli.com.br/wp-content/uploads/2020/11/thumb.png)
20
nov
20
nov
A síndrome de Arnold-Chiari é causada principalmente em mulheres durante o desenvolvimento do feto, fazendo com que o cerebelo, parte do cérebro responsável pelo equilíbrio, não evolua da maneira adequada. Essa má-formação pode ocorrer de diferentes formas, comprometendo o sistema nervoso central e resultando em dificuldade de equilíbrio, perda de coordenação motora e problemas visuais.
O diagnóstico ocorre por meio de exames de imagem e exames neurológicos, onde o médico avaliará o equilíbrio e a capacidade motora e sensitiva do paciente. Já os sintomas normalmente só se manifestam a partir dos 30 anos e variam de acordo com o grau de comprometimento do sistema nervoso, provocando também: aumento da frequência cardíaca, tontura, perda da sensibilidade e dormência, fraqueza muscular e dor cervical.
O tratamento vai depender da manifestação dos sintomas. Quando o paciente é assintomático, geralmente não há a necessidade da intervenção médica.
Quando a síndrome compromete a qualidade de vida, o neurologista pode indicar cirurgia para descomprimir a medula espinhal e permitir a circulação do líquido cefalorraquidiano. Em alguns casos, também há a recomendação de fisioterapia ou terapia ocupacional para o alívio de sintomas.
A Clínica Cauchioli conta com profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional capacitados para o tratamento. Entre em contato conosco para saber mais!