10
abr
10
abr
TDAH e autismo: quais as principais diferenças? Elas podem parecer sutis, mas há pequenas nuances que são importantes para uma intervenção individualizada e mais adequada. Entenda:
O TEA é caracterizado por três eixos: a dificuldade na comunicação/interação social, presença de comportamentos “hiperfocos”/repetitivos e questões sensoriais (hipersensibilidade ou hipossensibilidade).
Já no TDAH, as principais características são níveis excessivos de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade.
Por exemplo, crianças autistas têm dificuldades de se concentrar em atividades que não se interessam, mas podem se fixar excessivamente naquelas que gostam bastante (comportamentos restritos). Já as crianças com TDAH, têm dificuldades para se concentrar no geral e evitam atividades mais trabalhosas.
A dificuldade de interação pode estar presente em ambos, porém no TEA a dificuldade é de se comunicar e entender as expressões faciais. Já no TDAH, pode ser caracterizada por desavenças, impulsividade e falta de organização dos pensamentos.
O diagnóstico precoce e o acompanhamento por profissionais qualificados são fundamentais para melhorar o desenvolvimento e qualidade de vida das crianças e familiares. Se você notou algum desses comportamentos citados, procure um especialista.
Psicóloga Mariana Rolim
CRP 06/116577
Fonte: Instagram @psicologamarirolim