FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA


A fisioterapia ortopédica é a especialidade que trata as disfunções osteomioarticulares e tendíneas, causadas por lesões esportivas, desgastes, traumas, recuperações cirúrgicas e doenças congênitas. Seu principal objetivo é prevenir e tratar problemas musculares, ligamentares ou posturais que possam comprometer os movimentos e a qualidade de vida dos pacientes.


Os tratamentos empregues por essa técnica podem incluir recursos terapêuticos como eletroterapia, terapia manual, fortalecimento muscular, alongamento e treino sensório motor. Considerada uma das áreas mais procuradas da fisioterapia, a especialidade pode ainda aliviar a dor, restabelecer funções, fortalecer os músculos, corrigir deformidades e prevenir novas lesões.


Conheça algumas técnicas da fisioterapia ortopédica:


  • Dry Needling - Agulhamento a seco

  • Técnica fisioterapêutica inovadora que está ganhando cada vez mais adeptos. Sem nenhuma medicação, o agulhamento seco é aplicado em pontos anatômicos estratégicos, com o objetivo de tratar a dor.


    A técnica pode ser indicada para o tratamento de diversos distúrbios musculares locais, como torcicolos, síndrome miofascial, cefaléia tensional, cervicalgias, dorsalgias, lombalgias, ciatalgias e também dores articulares do esqueleto apendicular. O Dry Needling pode ser aplicado em combinação com outras terapias ou como uma terapia isolada e única.


  • Bandagem funcional

  • Terapia mecânica realizada através de fitas elásticas aderentes à pele – que são ativadas pelo calor do corpo – sobre a área a ser estimulada, onde a força mais importante é a de reação ao estiramento da fita, melhorando assim a função muscular e aliviando a dor. Esta técnica não utiliza medicamentos e possibilita que o paciente siga com suas atividades cotidianas, como trabalhar, praticar esportes e tomar banho, ainda com a bandagem.


    A bandagem funcional é uma forma inovadora de tratar as desordens musculares, tendinosas, ligamentares e circulatórias. Além disso, é capaz de exercer uma pressão sobre a região lesionada e estimular a circulação linfática.



    Dra. Mariana Cauchioli

    CREFITO/3:91154-F