A terapia ocupacional é a especialidade que busca o desenvolvimento, o tratamento e a reabilitação de pessoas que tenham a convivência ou desempenho prejudicados por disfunções motoras, cognitivas, emocionais e de inserção social.
Tem por objetivo beneficiar o paciente trazendo melhorias para sua qualidade de vida e para o desenvolvimento de suas atividades diárias, como alimentação, vestuário, lazer, banho, trabalho e escola, entre outras. Para que esse ganho seja possível, o tratamento é baseado em técnicas específicas e no uso de tecnologias assistivas.
A tecnologia assistiva, segundo a CIF - Classificação Internacional de Funcionalidade, visa melhorar a funcionalidade de pessoas com deficiência. O termo funcionalidade deve ser entendido num sentido maior do que habilidade em realizar tarefa de interesse. A CIF ainda diz que a tecnologia assistiva é pensada individualmente para cada pessoa, podendo ser uma adaptação feita artesanalmente ou um recurso comprado pronto.
Este tipo de tratamento é indicado para pessoas de todas as idades, desde recém-nascidos até idosos, e seu principal intuito é promover não apenas a recuperação motora e cognitiva do paciente, mas também devolver a sua autonomia e autoestima, utilizando ao máximo suas potencialidades.
O terapeuta ocupacional atua na promoção do bem-estar e na prevenção e recuperação de disfunções, além de orientar cuidadores familiares.
Dra. Mariana Cauchioli
CREFITO/3:91154-F
OUTRAS ESPECIALIDADES